quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Para saberes mais sobre as escolas a adoptar...

EP1 NGOANINE  (Moçambique)

Neste estabelecimento de ensino leccionam seis professores, que ensinam 266 alunos, dos quais 139 meninas e 127 meninos.
Presentemente, existem 6 salas de aula que correspondem a 6 turmas, que estudam da 1ª à 5ª classe.
As salas de aula são de caniço (material local) com o mesmo tipo de cobertura, usando-se, em alguns casos, folhas de zinco.
 Nesta escola não existem cadeiras nem mesas. As crianças estudam no chão das salas de caniço e, em alguns casos, têm mesmo aulas no exterior, debaixo de uma árvore. Nem os professores possuem mesa e cadeira, pois dizem que “o exemplo deve vir de cima”.

Esta escola ainda não é abastecida por energia mas possui um furo de água e latrinas, construídos pela AMURT. Não tem guarda nem administração. Toda esta componente funciona no gabinete da directora da escola bem como o trabalho, a este nível, que é repartido pelos educadores. Todo o trabalho é feito de forma manual, já que nem sequer uma máquina de escrever existe.

As actividades não são muitas. Na parte cultural fomenta-se o cântico coral e a dança local. O futebol é a única actividade desportiva. A criação desta escola esteve relacionada com a precariedade do ensino.

A escola tem em mente um projecto de produção. Pedem apoios para que se possa avançar com a produção e consequente alimentação das suas crianças, todas elas muito pobres e inseridas numa zona – Ngoanine –, igualmente bastante carenciada. Para já planta-se muito pouco e são os próprios alunos que o fazem.
No conjunto de crianças que estudam na escola há a destacar 56 (26 meninos e 30 meninas) que, para além de muito pobres, são igualmente órfãs. Cabe ainda referir que 4 deles não têm pai nem mãe, estando entregues a lares de familiares, vivendo em condições extremamente difíceis.
A alimentação é bastante deficitária. A fome, nesta região, é um facto não só entre as crianças órfãs, alastrando-se muito além dos limites de Ngoanine.

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